
Decidi escrever este post dedicado a um dos meus livros favoritos, se não mesmo o favorito. "Verónica Decide Morrer", a principio parece algo de macabro e enfadonho, uma rapariga que se tenta suicidar, por achar que já tinha vivido tudo o que tinha a viver e encarava a morte como um alívio, por fim uma liberdade nunca antes conseguida.
A maneira como Paulo Coelho escreve, é realmente estupenda e faz com que os leitores fiquem colados logo desde as primeiras linhas. E relamente é algo surpreendente este livro, porque nos faz aperceber de certas coisas, faz-nos encarar a vida com outros olhos! Pelo menos comigo aconteceu... Já o li à quê? Uns 3 ou 4 anos, talvez...
Ofereci um exemplar a uma amiga minha este fim - de - semana e falei dele a outro amigo meu, que após um resumo da história, decidiu ele também comprar e começar a ler o livro, e pelos vistos está a gostar =)
Nunca é de mais ler-se coisas de valor. E este vale mesmo a pena.
Estou a ficar de novo com o bichinho de voltar a ler tudo de Paulo Coelho de novo!
O sabor da escrita dele é algo que me alimenta e faz-me andar a sonhar com os pés assentes no chão, o que é contraditório mas possível e sabe incrívelmente bem.
"Seja louco, mas comporte-se como uma pessoa normal."
"Veronika parece ter tudo o que desejou. Ela frequenta lugares populares, ela namora jovens atraentes e mesmo assim, não é feliz. Algo está em falta na sua vida. É por isso que, na manhã de 11 de novembro de 1997, Veronika Decide Morrer. Após tomar uma overdose, lhe é dito que restam apenas alguns dias de vida."
"É mais fácil ser simplesmente louco, cortar os laços com a realidade e fazer o que bem se entende. Já a ''loucura controlada'', que é o enlouquecer sem perder a posse sobre si, implica esforço, derrotas, erros, ferimentos, experiências que fazem parte da vida e das quais não temos como fugir. É o andar sobre o fio da navalha - e ninguém anda sobre ele sem se cortar, sem sangrar. Mas é o único caminho."
"Você só vive integralmente se conserva a consciência de que essa encarnação vai acabar. Só assim saboreamos cada momento, que é de fato sagrado. Só assim temos coragem para dar os passos decisivos. Por que Veronika decide morrer? Simplesmente porque ela não tem consciência da morte. Se tivesse, optaria pela vida. " - Esta é a grande verdade ;)
4 comentários:
Gande Post sim senhora! Até eu fikei com vontade de ler esse livro!
Confesso..aqui o e.t. não é muito dado a leituras de livros...sou preguiçosooooo...mas esse livro parece bem interessante! Já o Tiago hoje me tinha falado desse mesmo livro..e já me tinha deixado com um cadinho de água na boca! Tenho mas é que ver se me deixo de preguiças e começo a ler livros!
Este parece uma boa sugestão! ;)
Kissseeesss
Voilá!
foi o único livro k li dele, pra í no 11º ano (kd ainda era um adolescente inocente e tolinho) mas por acaso até gostei, e como o et diz, tbm ando sem vontade nenhuma pra ler, mas tinha curiosidade em ler mais livros dele.. tipo..11 minutos.. LOOOOL *
É dos meus preferidos de Paulo Coelho juntamente com o Brida. Não me importava de o voltar a ler porque já foi há tantos anos que esqueci quase tudo... :( Tenho pena que isso aconteça com os livros que leio...
Enviar um comentário